domingo, 15 de janeiro de 2012

TESTE DO CORAÇÃOZINHO!!!!!

Bom dia queridos leitores!

Hoje quero falar para vocês de um assunto muito importante! Principalmente para as leitoras grávidas como eu! É uma novidade para a maioria das pessoas, é o Teste do Coraçãozinho. Depois da obrigatoriedade do teste do pezinho, da orelhinha e do olhinho nos recém-nascidos, agora temos mais um exame para verificar a saúde do nosso bebê ao nascer.

Esse teste, chamado na verdade de Oximetria de pulso, tem a finalidade de monitorar o nível de oxigênio no sangue do bebê. Quando os níveis de oxigênio forem inferiores a 95%, isso pode indicar a possibilidade de algum defeito no coração (cardiopatia congênita). Neste caso o seu bebê deverá passar por outros tipos de exames. Um diagnóstico precoce pode salvar a vida do bebê, pois ele terá de ter cuidados especiais imediatamente após o nascimento, como por exemplo, ficar em uma unidade de terapia intensiva (UTI) e provavelmente passar por procedimento cirúrgico na primeira semana de vida.

Trata-se de um exame simples, indolor e não invasivo. Leva menos de 5 minutos pra fazer! A maternidade deve ter o aparelho que faz esse exame, o oxímetro de pulso, e o mesmo é colocado no dedo do bebê, como mostra a foto abaixo.

Oxímetro e a realização do teste no RN
(https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiP_iqbSyjJ23cfiDScEdHGssFaDShJzoBwUCWiaPmetrDXTU6M2QCHhbCGzD9RaC9_E-eQ_ev-BDGR8fVOc57eambFPh54uDflHLz3QzTmKyvyWOXJSUftSZBFagoHcdKvFJ-OsnRyGZyF/s1600/teste-do-cora%25C3%25A7%25C3%25A3ozinho.jpg)

Em algumas maternidades no Reino Unido, o teste do coraçãozinho possibilitou a detecção de 75% das alterações cardíacas. Juntamente com outros métodos pré e pós o nascimento, como ultrassonografia e ecocardiograma, a probabilidade de detecção subiu para 92%.

A AACC (Associação de Apoio à Criança Cardiopata) Pequenos Corações (www.pequenoscoracoes.com) está batalhando para que este exame se torne obrigatório por lei em todos os municípios do Brasil. No município de São Paulo, em Lages/SC e na minha cidade, Campo Grande/MS já é lei realizar este tipo de exame em todas as maternidades.

O TESTE DO CORAÇÃOZINHO PODE SALVAR O SEU BEBÊ.
1 em cada 100 crianças nascem com cardiopatia congênita.

Agora que você já conhece o teste do coraçãozinho, pergunte ao seu médico se ele já está sendo realizado nas maternidades da sua cidade!

Referências:

http://www.pequenoscoracoes.com/index.php?option=com_content&view=article&id=172&Itemid=170
http://guiadobebe.uol.com.br/teste-do-coracaozinho/

Nenhum comentário:

Postar um comentário