segunda-feira, 2 de maio de 2011

Explicando a SD para crianças.

EXPLICANDO A SÍNDROME DE DOWN PARA CRIANÇAS

Tradução: Luciene Codeço Coelho

Explicar a Síndrome de Down para crianças pode ser um desafio até para adultos que cresceram com amigos, colegas de trabalho, colegas de classe ou membros da família com a síndrome. Nossas próprias atitudes podem influenciar na maneira pela qual as crianças irão facilmente aceitar e interagir com seus colegas e vizinhos. É importante estar consciente da linguagem respeitável bem como de informação acurada sobre o potencial, a diversidade, os talentos e as aptidões dos indivíduos com síndrome de Down.

As primeiras crianças que deverão ouvir a explicação dos pais sobre o que é síndrome de Down e o que significa, são os irmãos do recém-nascido com o diagnóstico. Dependendo da idade do irmão mais velho, qualquer novo bebê que chame toda a atenção dos pais e tome todo o seu tempo pode ser visto como um intruso ou um visitante não muito bem vindo. É importante ter em mente que síndrome de Down significa muito pouco para os irmãos do recém-nascido e, os bebês com síndrome de Down, são exatamente como os bebês sem síndrome de Down para seus irmãos.

No início, apenas uma menção casual é bastante, de que seu irmãozinho ou irmãzinha tem síndrome de Down e, teremos que ver qual o efeito, à medida que se tornam mais velhos. Apresentamos o bebê como o encantador novo membro da família e, lembramos aos mais velhos que, igualmente, nos apaixonamos por eles, a partir do primeiro momento e à medida que tomavam todo o nosso tempo e atenção, quando recém-nascidos também.

Temos que ser conscientes de que os filhos, adolescentes e adultos com síndrome de Down, provavelmente, ouvirão e lerão o que dizemos ou ensinamos aos seus irmãos. Os irmãos mais velhos necessitarão de suas afirmações diárias e a confirmação de que cada um deles, é um membro muito importante da família; que têm seu lugar próprio, são estimados, não importando quais os seus desafios ou realizações. Poderia ser uma revelação para eles de que os teríamos amado se tivessem nascido com a síndrome de Down também.

Estamos menos conscientes do que deveríamos, sobre o nível de desenvolvimento das crianças, bem como suas experiências com crianças com síndrome de Down ou dificuldade de desenvolvimento, em suas próprias famílias, atividades extra-curriculares ou salas de inclusão.

As crianças da escola elementar que estão, cada uma delas, no centro do seu próprio universo, podem apreciar ser reconhecidas por seus próprios talentos e desafios, de uma maneira bastante positiva, à medida que o tópico síndrome de Down é introduzido. Elas podem já ter experimentado o desprazer de serem únicas, embaraçadas, ou deixadas de lado porque alguém que não soube avalia-las. Para explicar o que a síndrome de Down poderia significar, a uma criança que a tem, pode-se seguir os mesmos modelos usados para explicar o mesmo assunto para outras crianças.

Quando introduzimos o conceito de celebrar diferenças e reconhecer atributos positivos em cada criança, poderá ser tão útil como o é para criar uma atmosfera inclusiva para uma criança com síndrome de Down. Informar as crianças sobre a síndrome de Down é uma excelente oportunidade para entendermos o valor e o potencial de cada criança. Ter livros de cabeceira e livros infantis em casa, retratando personagens energéticos e capazes com síndrome de Down, pode ser, para a criança com o diagnóstico e também para os outros membros da família.

Todas as crianças deveriam ser informadas sobre escritores, artistas e outros adultos criativos que têm síndrome de Down e que são os melhores embaixadores e advogados a serem encontrados.

Pesquisando em sua livraria ou biblioteca local ou vendedores de livros como a Amazon.com, poderemos conhecer excelentes livros para crianças que incluem personagens com síndrome de Down e que dão informações que você poderá achar importante partilhar.


site: associação Reviver Down

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